Técnicas de Terapia Manual Combinadas para o Tratamento de Mulheres Com Infertilidade: uma série de casos

Mary Ellen Kramp, DPT, CLT-LANA

J Am Osteopath Assoc. 2012;112(10):680-685

 

RESENHA DESCRITIVA

 

Escrito  por: Prof. Guilherme Luis Santana Luchesi

Docente do IDOT – Instituto Docusse de Osteopatia e Terapia Manual

Para o Centro de Prevenção de Controle de Doenças (CDC), mulheres em sua idade fértil que não foram capazes de conceber após 1 ano de relação desprotegida são consideradas inférteis, situação que afeta 15% dos casais em todo o mundo. Opções de tratamento incluem abordagem farmacológica, fertilazações in vitro entre outros, que podem causar infecções (procedimentos invasivos) ou ter um custo muito elevado, não sendo coberto pelas seguradoras de saúde.

Restrições de fáscias e/ou congestões linfáticas alteram o funcionamento dos órgãos pélvicos, resultando em uma alteração funcional dos mesmos. A terapia manual vem sendo utilizada com esse objetivo, seguindo os princípios filosóficos propostos por Dr. Still. No entanto, não há estudos específicos dessa abordagem relacionados a infertilidade.

O sucesso dessa terapêutica para outras partes do corpo, moveram os pesquisadores a realizar um estudo de caso, para verificar a eficácia de terapia manual na região pélvica em 10 pacientes consideradas inférteis.

As voluntárias foram avaliadas e tratadas em relação a disfunções do aparelho locomotor, das vísceras, fáscias e sistema linfático da região pélvica. As intervenções foram realizadas 2 vezes na semana até normalização dos testes, sendo realizadas no máximo 6 sessões. As voluntárias foram acompanhadas por 3 meses pós intervenção.

6 das 10 mulheres conceberam dentro dos 3 meses de acompanhamento do estudo após submetidas a terapia manual. 60% de fertilidade em 3 meses é a mesma taxa de casais férteis, sugerindo que a terapia manual pode ser uma opção viável de tratamento para infertilidade.

 

 Leia o artigo na Íntegra:
http://bit.ly/1TUNXRl

проверка запросовреклама в социальных сетяхfull lifecycle developmentодностраничный интернет магазин



Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>