John Martin Littlejohn | 1865 – 1947

John Martin Littlejohn nasceu em Glasgow, na Escócia, em 15 de fevereiro de 1865. Primogênito de três filhos, dedicou-se aos estudos de Teologia, Letras, Direito e Medicina.

Em 1887, sofria com constantes inflamações e hemorragias na garganta e foi aconselhado por um importante médico a renunciar ao clima úmido local e migrar para outra região. Em 1892, embarcou para Nova York – EUA, acompanhado de seus irmãos, continuando seus estudos na Universidade de Columbia. No entanto, seus sintomas não cessaram e sua saúde continuava a se deteriorar.

Em 1895, foi instruído a procurar Dr. Andrew Taylor Still, em Kirksville. Após a primeira intervenção, houve uma melhora importante no quadro. Após alguns retornos e fascinado com a abordagem osteopática, mudou-se para Kirksville, aceitou o convite de Dr. Still para lecionar Fisiologia na ASO (em português: Escola Americana de Osteopatia), e iniciou os estudos em Osteopatia.

Em 1899, após alguns conflitos com os discípulos de Dr. Still, sobre os conceitos filosóficos osteopáticos, Littlejohn se apaixona e acaba sendo rejeitado por uma seguidora de Dr. Still. Assim, renuncia seu cargo na ASO e muda-se para Chicago acompanhado de seus irmãos, fundando em 1890 a Escola de Chicago de Osteopatia e Cirurgia.

Amante e grande conhecedor de anatomia e fisiologia, Littlejohn fez com que a Escola de Chicago se tornasse uma das principais fontes científicas do início da Osteopatia.

Em 1910, a Associação Médica Americana, para garantir um aporte financeiro das escolas em saúde, determinou que os estudos de farmacologia deveriam ser a base da grade curricular, assim distanciando dos conceitos de Dr. Still. Dessa forma, os osteopatas americanos se aproximaram da medicina alopática. Com isso, Littlejohn decidiu retornar à Inglaterra em 1913, em meio a Primeira Guerra Mundial.

Em 1917, fundou a Escola Britânica de Osteopatia (British School of Osteopathy – BSO), estabelecendo as bases da Osteopatia na Europa. Sofreu forte resistência dos médicos e com o período das grandes guerras. Mesmo assim, dedicou toda a sua vida ao desenvolvimento da Osteopatia.

Littlejohn foi o nome mais importante para estabelecer os conceitos fisiológicos como base da Osteopatia, sendo fundamental para o desenvolvimento da Osteopatia na Europa.

No dia 8 de dezembro de 1947, aos 82 anos, morreu John Martin Littlejohn.



Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>