Immediate effects of bilateral sacroiliac joint manipulation on plantar pressure distribution in asymptomatic participants

THE JOURNAL OF ALTERNATIVE AND COMPLEMENTARY MEDICINE Volume 20, Number 4, 2014, pp. 251–257

Roberto Me ́ndez-Sa ́nchez, PT, DO,1,2 Javier Gonza ́lez-Iglesias, PT, DO, PhD,2,3 Jose ́ Luis Sa ́nchez-Sa ́nchez, PT, PhD,1 and Ana Silvia Puente-Gonza ́lez, PT, CO1,2

 

Resenha crítica por Prof. Guilherme Luis Santana Luchesi,

Docente do Instituto Docusse de Osteopatia e Terapia Manual

 

O sistema de regulação postural é um mecanismo complexo de interação sensorial, que integra memória cinestésica, visual, tátil e proprioceptiva. Respondendo a estímulos, o sistema nervoso central fornece reações motoras que são intervenções sutis com três objetivos: manter a postura, gerar respostas antecipadas aos movimentos voluntários e fornecer uma resposta adaptativa para manter a estabilidade articular.

A articulação sacro-ilíaca é um elemento chave no controle postural, pois o centro de gravidade está localizado nesse segmento e sua estabilidade é essencial para uma adequada distribuição de forças para os membros inferiores. Por ser um segmento de confluência de forças, ascendestes e descendentes, a articulação sacro-ilíaca é frequentemente acometida por disfunções osteopáticas em pacientes sintomáticos e pessoas assintomáticas.

Assim, disfunções na articulação sacro-ilíaca ou nos membros inferiores pode alterar a transmissão de forças e/ou distribuição de pressão plantar. A literatura tem usado a baropodometria computadorizada para avaliar as alterações de pressão exercidas sobre a planta dos pés. Os autores objetivaram com esse estudo investigar os efeitos imediatos da manipulação sacro-ilíaca bilateral sobre a distribuição da pressão plantar em indivíduos assintomáticos na posição de pé.

 

62 voluntários assintomáticos foram alocados aleatoriamente em dois grupos: grupo experimental (n:31) submetido a uma manipulação em alta velocidade e baixa amplitude (AVBA) e uma técnica placebo e grupo controle (n:31) submetido apenas a técnica placebo. Foi realizado uma avaliação de baropodometria computadorizada pré-intervenção e 5 minutos após a intervenção.

Os autores concluíram que a manipulação em AVBA na articulação sacro-ilíaca aplicada bilateralmente promove mudanças imediatas na distribuição de carga sobre o apoio plantar na posição de pé.

 

 

 

Leia o artigo na Íntegra:

http://bit.ly/29jyc5N

какой ноутбук лучше покупатьescort malaysiatrading optionsцерковь возрождение киров



Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>